Crônicas de los Tiempos

Esse é um e-mail recebi em Abril/05, ótima leitura:

Considero importante para conhecimento dos Srs., uma carta simulando o ano 2070, a importancia do meio ambiente nas nossas vidas:

Carta escrita em 2070:

“Estamos no ano de 2070, acabo de completar os 50, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade. Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro com cerca de uma hora.

Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele.

Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos raspar a cabeça para a manter limpa sem água.
Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma.

Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA água, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais se podia terminar. Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados.
Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos(fossas)como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.

A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera.

Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrintestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.

A industria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.

Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressiquidade da pele uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40.
Os cientistas investigam, mas não há solução possível.

Não se pode fabricar água,o oxigênio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como conseqüência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.

O governo até nos cobra pelo ar que respiramos.137 m3 por dia por habitante e adulto. A gente que não pode pagar é retirada das “zonas ventiladas”, que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar,não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.

Em alguns países ficaram manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exercito,a água tornou-se um tesouro muito cobiçado mais do que o ouro ou os diamantes.

Aqui em troca, não há arvores porque quase nunca chove, e quando chega a registrar-se precipitação,é de chuva ácida; as estações do ano tem sido severamente transformadas pelas provas atômicas e da indústria contaminante do século XX.

Advertia-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que era a gente.

Ela pergunta-me: Papá! Porque se acabou a água?
Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado,porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou simplesmente não tomamos em conta tantos avisos.
Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.

Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso planeta terra!”

Documento extraído da revista biográfica “Crônicas de los Tiempos” de Abril de 2002.

About these ads

Publicado em 1 de junho de 2007, em Geral. Adicione o link aos favoritos. 24 Comentários.

  1. Rodrigo Luna Silvatti

    Como eu ouvi uma prima minha dizendo: Salvemos o Planeta Terra, matem um ser humano e plante uma arvore. Nós , seres humanos, com nosas ideias politico religiosas socio individualistas, vamos nos matar……

  2. Eu estava hoje conversando hoje com o Basílio, ex-jogador do Corinthians, e ele me disse que antigamente as traves eram feitas de madeira, não ferro como hoje, disso entramos num assunto assustador, hoje em dia vc não vê mais árvores que antigamente existiam em abundância, como Jacarandá, Pau-Brasil e Peróba. O ser humano é o vírus do planeta, chega, consome os recusros e vai embora, procurando outro lugar para continuar o ciclo…

  3. este texto..deveria ser mostrado a toda a popul~ç~so;;;;

    hoje em dia..as pessoas sabem do perigo.. sabem que a agua não é renovavel. sabe do aquecimento global. sabe que futuramente o mundo estará muito ruim..pra ser habitavel.
    mas porque então,.?? porque o mundo esta definhando..em questão de todos nós. sendo que sabemos o porque e como evitalo..???

  4. trabalho este texto sempre que posso com meus alunos.gostaria ver outros.

  5. A resposta é muito simples. NINGUÉM esta interessado na mudança.
    O que se vê sempre são pessoas se lamentando das consequencias dos atos dos homens mas nunca se vê uma movimentação desses homens em prol da melhoria ou da proibição de certas atitudes dos próprios homens. É como se o problema não fosse meu. NINGUÉM toda a iniciativa de obrigar que seja feito o que deve ser feito para salvar o planeta. Todos esperam pacientemente e seus respectivos esconderijos que um “Super Herói” apareça e resolva o problema para eles. Vai faltar recursos sim, mas hoje o que já esta faltando em abundância é VERGONHA NA CARA.

  6. É muito fácil sentar a bunda na cadeira vestido com uma camisata do Greenpeace e ficar esperando a ajudar cair do céu, difícil mesmo é pensar no dia a dia em como cada um pode ajudar, mesmo com pouco a melhorar o meio ambiente…

  7. Oi! Essa carta é maravilhosa… meus alunos ficaram maravilhados com ela..Parabén!

  8. muito fraco.
    e tem tendencias eco-educativas esquerdistas
    escreva outro

  9. @Hipolitum

    Excuse me???

  10. eu quero saber se isso td e verdade
    se vai acontecer100% do q esta escrito
    se isso nao so pra concientizar as pessoas a cuidar do planeta
    gostaria de uma resposta do autor dessa carta ou quem a publicou

  11. Como foi colocado ao final do texto ele foi extraído da revista biográfica “Crônicas de los Tiempos” de Abril de 2002…

  12. Concordo plenamente com você, Pedro! Todos lamentam, mas ninguém faz nada, ou quase ninguém. Não sei se todos pegaram a mania dos brasileiros de sempre esperar por um “herói” e ficar de braços cruzados, até então. Bom, eu faço a minha parte, não jogo lixo nas ruas e dou aula de educação ambiental em escolas da rede municipal de Fortaleza, se todos fisessem um pouquinho, no final seria um montante considerável, bom isso também, todos estão cansados de escutar, executar é na verdade é que está sendo difícil…Bem, eu adorei essa carta, aborda o tema inteligentemente com uma liguagem acessível à todos, talvez se todos soubessem essa “linguagem” há tempos não teriam tanta dificuldade de aprender a executar as coisas de uma maneira correta e menos prejucial aos seres vivos de uma maneira geral.

  13. Já a algum tempo ganhei de uma amiga copia desta carta,trabalhei em sala de aula e meus alunos ficaram super interessados…Se a população não tomar providências urgente,isto irá acontecer bem antes de 2070.

  14. Acho essa carta uma utopia interessante, mas um tanto quanto fora de padrões que cheguem próximo a realidade existente. A Principal maneira de salvar nosso planeta é única e tem que ser em escala mundial que é o “controle de natalidade” unificado e uma boa educação, não adianta tentarmos salvar um mundo onde cada vez mais pessoas nascem e tem qualidade de ensino inferior, temos que pensar num todo, somos seres únicos e individuais, mas dependemos direta e indiretamente uns dos outros para sobreviver e enquanto aumentarmos a população sem termos nenhum tipo de recurso para suportar tamanha quantidade a tendência é o mundo ficar muito pior do que essa carta escrita.

  15. Ao ler a carta..cheguei a sentir arrepios pois fechei os olhos e imaginei tudo. Nossa muito triste e deseperador…saber q nossos filhos, netos enfim q pessoas vão está passando por isso. Essa carta nos deixa uma única interrogação… Vamos fechar os olhos, para todos os problemas e ficar de braços cruzaso..e destruir nosso lindo planeta?

  16. Vc que quiser um futuro melhor para seus filhos,ajude preservando a natureza.

  17. Para produzir um kilo de carne são usados 2480 litros dágua! Está você disposto a não mais fazer churrasco? Um litro de cerveja consome três litros dágua na sua produção? Quer você parar de tomar cerveja? Uma banheira cheia consome mil litros dágua, “menor tamanho”! Irá no motel sem usá-la? O planeta suporta 20 bilhões de habitantes mas prega-se superpopulação com 8 bilhões! -desculpa para venda de contraceptivos! e dai vai…cada qual na sua conveniência! – O resultado será pior do que o relatado!

  18. A mensagem, emociona e é reflexiva, mas o texto é cientifica e historiocamente incoerente. O que é uma pena.

  19. Gosto muito desa mensagem que me motiva a economizar agua. É muito chocante pensar que vai ser assim que um parente meu vai viver pois espero que se essa menssagem seja espaliada ajude o mundo a mudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: